Regras do Jogo #58 – Videogame e Interação Humano-Computador
O que seria Interação Humano-Computador e qual a relação dessa matéria interdisciplinar com os videogames? Para falar sobre isso, recebemos a doutora em comunicação Letícia Perani.
Regras do Jogo #224 – Videogame e educação popular FernandoHCS
Regras do Jogo #223 – LoFi Console : O videogame caseiro de R$100 FernandoHCS
Regras do Jogo #222 – Jogos de lutinha, com Fernando Tengu FernandoHCS
Regras do Jogo #221 – Intertextualidade procedural, com Flávia Garcia FernandoHCS
Com o fim da União Soviética e o estabelecimento do neoliberalismo, que veio para restaurar o acúmulo de capital das elites, o capitalismo se proclamou como grande vencedor e constituinte da única realidade possível. Mas as crise do capital, como a de 2008 que se estende até hoje, e a instabilidade social que vem ganhando força nos últimos anos, é preciso se questionar como que o capitalismo formulou um cenário onde ele se propõe como a única alternativa possível. É essa investigação que Mark Fisher se propõe em seu livro de maior sucesso, Capitalist Realism: Is There No Alternative?, onde o autor analisa a sociedade pós moderna e identifica os efeitos sociais e psicológicos do Realismo Capitalista.
É neste contexto que vemos a recorrência de formas e histórias, numa sociedade cuja produção cultural está estagnada e apenas recicla seus produtos, olhando para um futuro do passado que foi cancelado, mas que nos assombra. É esse olhar ao passado que produz a tendência de filmes, jogos, músicas e séries dependerem da nostalgia.
Como chegamos nisso e, para os fins deste podcast, como produzir jogos que sejam radicais e reneguem esse contexto? Para falar disso, recebemos Felipe Braz, integrante do coletivo Futuro Cancelado, um projeto de tradução das obras do Mark Fisher, que tem como objetivo trazer pro contexto brasileiro as ideias e conceitos criados ou popularizados pelo escritor e crítico cultural britânico.
Regras do Jogo #59 – Futuro Cancelado, Nostalgia e Videogames
FernandoHCS
Podcast: Download
Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco em contato@holodeckdesign.com.br
Siga o Holodeck no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Tagged as: Capitalismo, Mark Fisher, nostalgia.
O que seria Interação Humano-Computador e qual a relação dessa matéria interdisciplinar com os videogames? Para falar sobre isso, recebemos a doutora em comunicação Letícia Perani.
Copyright 2020 Holodeck Design
Post comments
This post currently has no comments.